Perguntas e Respostas

Esse é o espaço para esclarecer dúvidas sobre os mais diversos assuntos.
Se você tiver alguma dúvida pode me enviar que na medida do possível responderei nesse espaço.

Abraços,

Psicólogo Dionísio.


Dúvida do leitor Eliseu:
Olá, tudo bom? Encontrei o seu email no Perfil do Blog e tenho algumas dúvidas, espero que possa me ajudar, se possível.
Estou cursando Psicologia numa Universidade Federal e quero clinicar. Entretanto, a profissão de docente e pesquisador é uma coisa que me fascina bastante, de modo que eu gostaria de conciliar as duas práticas. É possível? Isso não iria me sobrecarregar, uma vez que o trabalho da clínica é bastante desgastante e o trabalho na Universidade exige horas de preparação contínua de aulas, ultrapassando assim as 40 horas semanais? Vale a pena fazer um Mestrado e conciliar as duas profissões: PSICÓLOGO CLÍNICO e PROFESSOR UNIVERSITÁRIO?


Resposta:
Caro Eliseu, penso que seja uma combinação perfeita, pois possibilita a integração da teoria à prática. Outro aspecto importante é a apredizagem constante. Percebo o quanto me desenvolvi muito mais assim que aceitei a ação universitária, até então atuei por 15 anos na clínica como atividade principal e em paralelo a militância junto à categoria profissional. Quanto à carga horária é possível adequar a sua vontade e energia com a experiência e assim as coisas se organizam. Estudos seguem a mesma linha de raciocínio pois sempre devem ser equilibrados e intensificados da melhor forma. Espero ter esclarecido as suas dúvidas.
Coloco-me à disposição para qualquer outro esclarecimento.
Abraços.
Psicólogo Dionisio