terça-feira, 13 de abril de 2010

Um debate sobre o Santo Daime

Muito se discutiu durante esse ano sobre a questão do Santo Daime, o chá ahyausca, sua legalização como religião, suas consequências. Devido a tudo que tem saído na mídia, inclusive com o recente assassinato do cartunista Glauco (fundador de uma igreja adepta do Santo Daime).

Em função disso, acho extremamente importante e oportuno abrir debate sobre o assunto. Principalmente quando se falou da aprovação e pouco se divulgou sobre a base científica que embasou tal liberação, mas tão somente pensou-se no aspecto espiritual. Nem um alerta sobre o poder alucinógeno que a substância pode provocar foi discutido.

A consequência disso faz com que as pessoas não tenham noção dos problemas que esse alucinógeno pode causar e o minimizem. Temos, ainda, o fato do problema vir associado com questões religiosas e culturais. E a partir do momento que vem para uso urbano foge totalmente da sua origem.
 
Segundo a Wikipédia: O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena (para os cientistas, uma droga psicodélica), o ayahuasca, com o fim de catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objetivo de cura e bem estar do indivíduo. A doutrina não possui proselitismo, sendo a pratica espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria.
 
A grande questão que nos surge é se fora do ambiente da floresta os fins não acabam por perder-se. Acredito que o fato do uso indiscriminado de um alucinógeno deva ser amplamente pesquisado e discutido, antes de se liberar seu uso. Principalmente por que sabemos que o mesmo pode ser uma porta aberta para a utilização de outras substâncias.

E vamos ao debate.

Abraços
Psicólogo Dionísio

Nenhum comentário: