quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Tratamento à Drogadição é tema de Congresso de Psicologia

Especialista alerta para a ineficiência das políticas públicas sobre drogas e lembra o papel da família no enfrentamento à dependência
A drogadição foi um dos assuntos que mais chamaram a atenção no III Congresso Regional de Psicologia e XXIIV Semana Acadêmica – Sociedade, Família e Psicologia, promovido pelo Diretório Acadêmico da Univali, em Itajaí. O tema foi abordado pelo psicólogo Dionísio Banazsewski, que representou a Clínica Quinta do Sol, de Curitiba.
O tema da palestra do psicólogo, que trabalha há mais de 25 anos na orientação e tratamento contra o uso abusivo de álcool e outras drogas, foi “Drogadição, Família e Sociedade: Perspectivas de Cuidado”. O especialista alertou para a ineficiência das políticas públicas com relação ao problema das drogas. Segundo ele, falta principalmente investimento em prevenção. “Segundo a Organização Mundial da Saúde, cada real investido em prevenção representa pelo menos cinco de economia nos tratamentos de saúde. O mesmo se aplica à situação das drogas – isso se a relação não for ainda maior”, comenta o psicólogo.
Outro ponto importante destacado pelo especialista foi a importância do envolvimento de profissionais especializados no tratamento da drogadição. “É preciso adequar os sistemas de tratamento na busca da melhor metodologia para cada caso. A qualificação dos profissionais irá melhorar os resultados e diminuir os custos com tratamentos ineficazes”, explicou.
A família é ponto importante a ser trabalhado nos casos de dependência química. “A família é a primeira célula social e uma das que mais sofrem os efeitos do uso abusivo de drogas”, avalia o especialista. A psicologia costuma tratar a família inteira nesses casos, porque compreende que a dependência química é uma doença social. “Dizemos sempre que é a família toda que está doente”, diz.
Mais de 300 pessoas acompanharam a palestra no Congresso, a maioria estudantes de Psicologia. Dionísio Banazsewski elogiou a organização do evento e lembrou que estudantes da área têm sido importantes na construção de uma nova forma de se olhar a dependência química. “Além dos estudantes aqui da Univali, que organizaram este evento grandioso, tenho conhecido outras iniciativas louváveis que podem representar uma mudança importante na orientação e tratamento contra o uso de substâncias psicoativas. É o caso, por exemplo, dos estudantes da PUCPR, em Curitiba, que fazem parte da Liga da Farmacodependência e têm organizado eventos importantes para discutir a questão”, concluiu.
Sobre a Quinta do Sol
A Clínica Quinta do Sol atua há trinta anos na orientação e tratamento contra a dependência química. A instituição tem sede em Curitiba e promove também reuniões de acompanhamento e orientação abertas ao público, com grupos de Alcoólicos Anônimos (AA), Alanon (reuniões de apoio a familiares) e Alateen (para jovens). Mais informações pelo telefone (41) 3267-6969.
PARA MAIS INFORMAÇÕES OU AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS, ENTRE EM CONTATO:
AW COMUNICAÇÃO: www.adrianewerner.com.br - (41) 3082-8882
JORNALISTA ADRIANE WERNER: adriane@adrianewerner.com.br - (41) 9265-5858


Nenhum comentário: