sexta-feira, 26 de setembro de 2014

INVESTIR NA PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO PARA EMPRESAS ATUAREM CONTRA O CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGAS

Empresas têm papel fundamental no combate ao consumo excessivo de bebidas e outras drogas, já que o trabalho é um dos maiores símbolos da dignidade e identidade humanas
As empresas têm investido cada vez mais em programas de educação corporativa e capacitação técnica dos colaboradores, mas poucas organizações já se deram conta da responsabilidade que têm sobre os funcionários e suas famílias em um tema de grande importância: consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Estimativas da Organização Mundial da Saúde apontam que pelo menos 10% dos trabalhadores das empresas consomem álcool ou outras drogas em excesso e tendem desenvolver problemas com isso. No Brasil, esses números são ainda maiores: trabalha-se com a média de 12 a 15% de pessoas propensas à dependência química.
Os efeitos no trabalho são inúmeros. Segundo dados do Institute for Substance Abuse Research apontam que pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas sofrem 3,5 vezes mais acidentes de trabalho, têm 2,5 vezes mais faltas ao trabalho sem justificativas, têm a capacidade produtiva reduzida a 67%, são sete vezes mais punidos por suas lideranças, cinco vezes mais queixosos no trabalho, pedem três vezes mais licenças médicas do que os colegas e usam oito vezes mais diárias hospitalares. Metade das faltas e licenças médicas nas empresas são devidas ao uso de drogas lícitas ou ilícitas.
Preocupada com esses efeitos, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do SESI, lançou o “Cuide-se Mais – Eixo de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas” e vem desenvolvendo uma série de ações em indústrias para conhecer a realidade prática e ajudar as organizações a trabalharem o problema.

Nesta semana, a equipe do Cuide-se Mais visitou a Clínica Quinta do Sol, especialista na orientação, prevenção e tratamento de dependentes químicos. Segundo Fábio Fontoura, coordenador do programa, a intenção com a visita foi conhecer o trabalho de referência desenvolvido na Clínica para o estabelecimento de parcerias que visem a redução do problema nas indústrias. “Viemos conhecer as melhores práticas e saber como orientar as pessoas para os casos de internação”, afirmou Fábio. Ele considerou interessante o trabalho desenvolvido na Clínica, especialmente por tratar as pessoas de forma singular, analisando cada caso de maneira particular. A equipe que visitou a clínica é formada por psicólogos, assistentes sociais e profissionais da saúde que atuam na entidade.
O psicólogo Dionísio Banaszewski, especialista no combate à dependência química, que trabalha há mais de 25 anos tratando de pessoas com o problema, é consultor do Programa Cuide-se Mais do SESI e também atua na Clínica Quinta do Sol. O especialista destacou a importância da visita: “Quando as empresas assumem sua cota de responsabilidade, podem atuar na prevenção, que é, sem dúvida, o caminho mais acertado. A informação é a melhor arma contra o desenvolvimento da dependência de álcool e drogas”, afirma o psicólogo.
“O problema do alcoolismo está muito mais presente na sociedade do que as pessoas podem perceber”, lembra o especialista. Nas organizações, os problemas começam a aparecer quando os índices de absenteísmo (faltas) crescem. “Os funcionários faltam nas vésperas e nas voltas dos feriados, no final e no começo da semana. Esse é um importante sinal de alerta”, diz. Além do álcool, os problemas com as drogas ilícitas também são crescentes. “Problemas com maconha, cocaína e outras drogas ilícitas são mais visíveis em um público mais jovem”, explica, “enquanto o álcool está presente desde a adolescência até a idade adulta”.
O médico José Carlos Vasconcelos, diretor da Quinta do Sol, defende que é por meio da troca de informações que se dá o avanço no conhecimento. “É por isso que metodologias como a do ‘Alcoólicos Anônimos’ (AA) dá certo, porque as pessoas são incentivadas a falar sobre seus problemas, compartilhando experiências e informações. Nas empresas o efeito é o mesmo: algum ouvinte que esteja prestes a desenvolver a dependência já se sente alertado a cuidar do problema”, explica.
Sobre o Cuide-se Mais
O “Cuide-se+” coloca as indústrias como centros de irradiação de ações de prevenção ao uso de álcool e de outras drogas. O programa atua em duas frentes: consultoria para as indústrias que queiram um atendimento mais específico para a sua realidade e o suporte às indústrias para ações institucionais na comunidade. O objetivo é ajudar a reduzir os impactos negativos do álcool e outras drogas na sociedade e no ambiente de trabalho, onde o uso destas substâncias é responsável por queda na produtividade, aumento de faltas e de custo às empresas.
Sobre a Clínica Quinta do Sol
A Clínica Quinta do Sol está instalada em Curitiba e há mais de 30 anos se dedica ao tratamento contra a dependência química e o alcoolismo. A clínica atende a pacientes de todo o país e conta com profissionais de saúde especializados no tratamento da drogadição, como médicos, psicólogos e enfermeiros, entre outros.

www.clinicaquintadosol.com.br – (41) 3267-6969

Nenhum comentário: